porto-sudeste-ufrrj

19/08/2025

Porto Sudeste e UFRRJ se unem para impulsionar inovação e desenvolvimento local

Iniciativa visa conectar teoria e prática para a capacitação profissional.

O Porto Sudeste e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) deram o primeiro passo para transformar o terminal portuário em um espaço de aprendizado para estudantes, conectando a academia e o mercado em um ambiente logístico real. A parceria visa proporcionar um espaço colaborativo para o desenvolvimento de soluções inovadoras, sustentáveis, seguras e eficientes, que possam ser multiplicadas para todo o setor portuário.

A ideia é que o corpo estudantil tenha acesso à infraestrutura operacional e a dados reais do Porto Sudeste, o que possibilitará a realização de análises aplicadas e estudos de caso. Além disso, os alunos terão a oportunidade de vivenciar desafios do setor, o que vai promover um aprendizado prático e interdisciplinar. A colaboração também prevê o desenvolvimento de projetos de pesquisa e estágios supervisionados com orientação técnica especializada.

Segundo Ulisses Oliveira, diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do Porto Sudeste, a expectativa é que a colaboração se estenda a iniciativas do Parque Tecnológico da universidade, um polo de inovação sustentável com centros de pesquisa multidisciplinares. —O nosso principal objetivo é mostrar aos alunos da UFRRJ o quanto o setor portuário oferece em termos de oportunidades profissionais e de inovação. Queremos nos aproximar da universidade, fomentar parcerias e abrir caminho para que nossos trabalhadores também possam se qualificar por meio da Rural —afirmou Ulisses.

A parceria representa um avanço significativo para promover a integração entre conhecimento acadêmico e prática profissional. A troca de experiências entre estudantes, pesquisadores e profissionais do setor pode acelerar a adoção de soluções inteligentes, fortalecer a cultura de inovação e contribuir para a formação de uma nova geração de especialistas comprometidos com a transformação sustentável da logística portuária.

Durante a visita da comitiva UFRRJ às instalações do Porto Sudeste no início de agosto, o reitor Roberto Rodrigues afirmou que busca cada vez mais parcerias concretas para os institutos e centros de pesquisa da universidade. —Temos uma diversidade de áreas do conhecimento e queremos que esse conteúdo esteja a serviço da inovação, da qualificação e do desenvolvimento regional. Estamos estruturando o nosso Parque Tecnológico e esperamos que o setor portuário esteja presente nesse processo desde o início —comentou Rodrigues.

Porto Sudeste — O Porto Sudeste é um porto privado, projetado para movimentar diversos tipos de granéis sólidos, em especial o minério de ferro e líquidos. Atualmente, é um dos terminais mais eficientes do Brasil, com capacidade para movimentar 50 milhões de toneladas por ano, com licença de expansão para até 100 milhões de toneladas/ano. Localizado em área abrigada na Baía de Sepetiba, na Ilha da Madeira, em Itaguaí (RJ), o empreendimento é considerado estratégico para o escoamento da produção de minério de ferro vindo de Minas Gerais, e para as operações de transbordo de petróleo e derivados dos navios que vêm da Bacia de Santos, berço do pré-sal. O Porto Sudeste gera empregos para a região, aumenta a arrecadação de impostos e promove o desenvolvimento para o município de Itaguaí.